Tesouro de Alegria, Tesouro de Maior Valor ! ! !

Na busca por tesouros, nem todos querem pagar o preço de sua aquisição. No entanto, deveríamos agir como certo homem trabalhador que, estando em meio à vida cotidiana de lutas e labores no campo, encontrou um tesouro de valor tal que desejou mais do que tudo possui-lo. Mas, não podendo retirá-lo dali, deixou-o até que voltasse com as condições necessárias para sua aquisição. E possuí-lo se fez sua nova razão e meta de vida. Sendo portanto, necessário abrir mão de seus outros tesouros, e isso constituía nada menos que tudo quanto possuía. Então, vendendo tudo comprou não apenas aquele tesouro, mas também aquela terra onde se encontrava o tesouro de maior valor.
Pensem nas dificuldades deste homem em vender e desvincular-se de tudo quanto possuía. Pensem no processo de desprendimento que se fez necessário para tal aquisição. Ainda que o novo tesouro estivesse para gerar uma alegria inigualável em sua vida. Não deve ter sido fácil. Pois, voltar à estaca zero de uma vida de conquistas é o mesmo que tornar-se como uma criança carente e necessitada, porém, cheia de confiança no novo tesouro e nova esperança. Deixar para traz seus cuidados, esvaziando seus cofres, para ir à busca de um tesouro maior, que traz o real cuidado e segurança para sua vida, é atitude de poucos.
Esta história é uma proposta real para todos que desejam real Alegria. Contada por aquele que deixou toda sua glória para tirar pessoas de uma vida sem sentido e religa-las ao seu verdadeiro sentido de vida. Sua proposta é que todo aquele que ouvir sobre seu “tesouro de maior valor” dê as costas para seus maiores tesouros, torne-se com criança e ame-o até mesmo mais que toda sua família, bens ou do que sua própria vida. E este, é o único caminho de uma vida de eterna e real alegria.
Mas, somos estáveis demais para fazer mudanças radicais. Preferimos seguir diante dos mesmos “tesouros” que sempre apreciamos, tais como comidas, amizades, produtividade, investimentos, férias, lazer, jogos, leituras, compras, sexo, esportes, arte, televisão e viagens, mas não Deus. Ele é uma ideia — até que boa— e um tema para discussão; mas não era um tesouro de valor, de prazer. Tê-lo como novo e único tesouro de valor traz grandes mudanças em vidas estáveis e padronizadas, sejam por pretexto de alivio ou de dor.  
  Todavia, aos que “sem querer”, labutando por esta vida, foi dada a graça de encontrar o escondido e maior “tesouro de valor”, algo milagroso aconteceu. Foi como abrir os olhos de um cego diante de um alvorecer dourado. Primeiro o silêncio atônito diante da beleza indizível da santidade. Depois o choque e o terror diante do falo de que realmente antes gostávamos das trevas. Em seguida a quietude tranquila da alegria de que esse é o alvo da alma. A luta acabou. Daríamos tudo pela garantia de viver para sempre na presença dessa glória. E, de fato o damos, deixando todos os demais tesouros para estar de posse dele, ou dele deixar-se possuir. Ele que antes era apenas uma vaga personagem histórica e que agora é o sentido de toda minha alegria, meu tesouro de maior valor, Jesus.

 Autor: Rodrigo Torricelli

Categories: